Com a crise econômica, não é raro vermos as pessoas pedindo dinheiro emprestado para conseguir resolver suas dificuldades. Mas é necessário ter cautela. Não se trata apenas de procurar uma instituição financeira e solicitar dinheiro.

Alguns recorrem, preferencialmente, ao banco em que têm conta corrente. Em todo caso, essa proposta deve ser planejada. E, se envolver mais de uma pessoa, todas devem ser consultadas até a tomada de decisão.

Está em dúvidas sobre essa questão? Veja o que você deve analisar antes de solicitar um empréstimo!

Avalie o objetivo de solicitar um empréstimo

Todo empréstimo tem que ter uma finalidade muito bem definida. O dinheiro será empregado na compra de um imóvel? Em uma reforma imobiliária? Será para a compra de um automóvel novo?

O objetivo é determinante em sua decisão. Se a finalidade for importante ou categoricamente necessária, a tomada de crédito se justifica — e então pode vale a pena solicitar um empréstimo.

Calcule quanto dinheiro será preciso

É importante calcular o dinheiro necessário para não pedir um empréstimo muito alto ou insuficiente. No caso da compra de um imóvel, certamente os valores são mais altos. É possível que você já tenha algum dinheiro guardado e precise somente de uma parte para completar.

Se deseja um carro, calcule de quanto será necessário para a aquisição. Pesquise bem antes de definir um valor e se lembre de que sempre é possível negociar descontos.

Há outro ponto a observar. Caso a ideia seja trocar o carro por um veículo usado, o capital emprestado necessário poderá ser bem menor, considerando que é possível vender o veículo usado antes de comprar o novo.

Dependendo das condições, do modelo e da marca de seu automóvel usado, ele pode ser de baixa, média ou mesmo alta liquidez. Nesse último caso, significa que é possível transformá-lo em dinheiro em pouco tempo.

Avalie o tipo de crédito e a instituição

Antes de solicitar um empréstimo, veja qual tipo de crédito compensa mais. Para aposentados, a opção mais vantajosa costuma ser o crédito consignado, cujas parcelas são descontadas automaticamente na conta do titular. Como os riscos de perda são muito baixos para a instituição que está emprestando o dinheiro, as taxas de juros também são menores. O crédito pessoal, no entanto, costuma ter taxas de juros mais elevadas.

Avalie também a instituição financeira de quem vai tomar emprestado. Hoje existem diversas instituições que fazem empréstimos, sendo que muitas permitem realizar o procedimento, ou parte dele, na forma online.

As correspondentes são empresas autorizadas pelos bancos a efetivar essas operações. Algumas trabalham com diferentes bancos, o que dá mais opções de escolha. Você realiza o empréstimo com ela; e ela solicita ao banco. Se sua solicitação for aprovada, você terá o capital necessário para fazer o que precisa ou deseja.

Certifique-se de que a instituição é idônea. Visite seu site, faça perguntas à equipe, ouça as sugestões de parentes e amigos, avalie os comentários dos clientes a respeito dela.

Compare as taxas de juros e o CET

O setor de empréstimos é bastante concorrido hoje em dia. Portanto, vale a pena pesquisar e comparar as taxas de juros. A busca pela captação de clientes permite que sejam encontrados juros mais baixos e flexíveis.

Na maioria das vezes, são os juros que tornam o empréstimo oneroso quando são muito altos. Mas existem também encargos e taxas que, habitualmente, são desconsiderados. Por isso, o ideal é pedir o CET (Custo Efetivo Total), que envolve todos os valores relativos ao empréstimo.

O recomendável é que cada parcela mensal não seja superior a 15% do que você recebe todo mês. Outra recomendação importante: escolha prazos médios. Assim, você evita ficar comprometido por um período muito longo.

Seguindo essas dicas antes de solicitar um empréstimo, você aumenta suas chances de fazer um bom negócio e não ter dor de cabeça na hora de pagar de volta os recursos à instituição.

Está pensando em pedir um empréstimo? Aproveite e visite o site da Libcred a fim de conhecer melhor os serviços que ela oferece aos seus clientes!