Ao longo da vida, quando somos acostumados a ter nosso próprio veículo, chega um momento inevitável (pelo menos, para a maioria dos motoristas): trocar de carro. Às vezes, somos muito apegados ao nosso automóvel, principalmente se ele tiver sido o primeiro de nossas vidas.

Mas para garantir a sua segurança e de sua família, eventualmente temos que deixar o apego de lado e ir em busca do carro novo. O antigo pode já estar começando a gerar muitos gastos e, talvez, não ofereça a mesma segurança de antigamente.

Mas como trocar de carro sem gastar muito dinheiro? É possível conseguir empréstimo sem pagar juros exorbitantes? É possível sim! Vamos lhe mostrar algumas dicas sobre como adquirir seu carro novo, confira!

Avalie suas opções para conseguir empréstimo ao trocar de carro

Quando se trata de empréstimo, pensamos logo em ir ao banco. Geralmente, o banco em que temos conta. Mas, na maioria das vezes, as opções que ele nos fornece para conseguir empréstimo, não nos agrada. Principalmente, em relação aos juros bancários. Parece que não encontramos uma solução que seja do nosso agrado, não é?

Antes de se dirigir ao seu banco, verifique se há outras opções mais acessíveis para conseguir o dinheiro. Nem sempre precisamos seguir a primeira opção logo de cara. É necessário ter um planejamento bem estruturado e conhecer as melhores opções antes de fazer esse tipo de solicitação. Veja nos tópicos seguintes, algumas sugestões de como fazer isso.

Consulte a tabela FIPE e compare as taxas

Se o seu objetivo é pedir empréstimo para comprar um carro novo, verifique como estão as taxas para automóveis na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A Tabela FIPE ainda é um importante referencial para quem vai comprar ou trocar de carro. Cada modelo de veículo tem uma taxa de venda. Nem sempre a mesma taxa vale para todos os veículos.

Calcule o quanto será gasto

Reveja seu orçamento e verifique qual a quantia necessária para conseguir o empréstimo. É provável que você já tenha parte do dinheiro guardado e só precise completar. Se o foco é trocar de carro (por um usado, por exemplo), o custo do empréstimo poderá ser bem menor.

Avalie o tipo de crédito e a instituição

Antes de fechar negócio, pesquise sobre a instituição e o tipo de negócio que ela oferece. Não basta apenas solicitar o empréstimo, até porque há tipos diferentes. Por exemplo, se você é aposentado, o crédito ideal para você é o consignado, pois as parcelas são descontadas diretamente da conta do titular e as taxas de juros costumam ser mais baixas.

Antes de fechar qualquer negócio, verifique se a empresa é idônea. Tire todas as suas dúvidas acerca do empréstimo, visite suas redes sociais, entre em contato com pessoas que fecharam o negócio com a empresa. Ter mais de uma referência é muito importante para evitar dores de cabeça futuras!

Todo o processo para trocar de carro com a ajuda de um empréstimo pode ser cansativo. Por essa razão, pesquise antes de ir para o banco ou agência de crédito. Cheque como está o andamento das suas finanças atualmente antes de cogitar o negócio.

Pesquise as empresas de crédito confiáveis para que não seja enganado por uma falsa propaganda. Em se tratando de ter um carro novo ou seminovo, é sempre importante se planejar bem. Podem surgir gastos emergenciais que coincidam com as parcelas do empréstimo que fez para trocar de carro.

Está pensando em trocar de carro? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook para ver as melhores ideias e informações para conseguir o que tanto sonha.