Solicitar um crédito consignado é uma ótima forma de não pagar taxas muito altas ou de não encarar tanta burocracia. Como o desconto é feito diretamente na folha de pagamento, você tem acesso a condições melhores. Mas depois de conseguir o valor, é essencial saber como aproveitá-lo.

Ao usar o montante do jeito certo, tem a certeza que a sua vida financeira será a grande beneficiada. Principalmente, é um meio de tornar esse empréstimo um aliado — em vez do vilão — do seu orçamento.

Na sequência, veja como aproveitar seu crédito consignado da melhor maneira e explore essa possibilidade!

1. Use o valor para quitar as dívidas mais caras

Se tiver algumas dívidas empilhadas, vale entender que alguns números são bem maiores que você pensa. O rotativo do cheque especial, por exemplo, acumula 320% ao ano. A do cartão de crédito, quase 300%. Isso significa que, a cada 12 meses, sua dívida pode triplicar. Já um empréstimo consignado tem um valor muito menor, o que faz com que a dívida total fique menor.

Para voltar ao equilíbrio, vale tirar um empréstimo desse tipo e pagar as faturas. Você vai concentrar os débitos em um só e ainda vai ter um pagamento final que é menor que as outras modalidades.

2. Aproveite o montante do crédito consignado para negociar

Ao pedir esse tipo de crédito, pode conseguir um valor maior de uma só vez. É o que acontece ao solicitar R$ 5 mil ou R$ 10 mil, por exemplo. Nesse caso, uma forma de utilizá-lo ao máximo é aproveitar esse dinheiro para negociar a seu favor.

Se a ideia for trocar de carro, você pode comprar um usado à vista com esse total e ainda conquistar descontos. Também é capaz de dar entradas maiores, diminuir possíveis dívidas no futuro e até obter descontos.

Aproveite toda essa liquidez com o total em mãos para ter as melhores condições. Desse jeito, dá para fazer mais com o montante recebido.

3. Crie uma reserva de emergências para o seu orçamento

Os imprevistos financeiros acontecem de forma aleatória. Com isso, talvez você não esteja preparado quando surgir uma conta extra ou um gasto que não estava previsto nas suas finanças. O resultado é a necessidade de ter que pedir para amigos ou familiares, fazer dívidas e criar uma bola de neve.

Com o crédito consignado, é possível diminuir esses riscos. Você pode usar o total recebido para elaborar uma reserva para emergências. Assim, o seu orçamento não vai ser afetado caso algo ocorra e sempre terá a segurança de ter um dinheiro extra para quando precisar.

4. Mantenha as finanças sob controle

Não adianta pedir esse empréstimo para resolver um problema e cair na mesma dificuldade, tempos depois. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar sua vida financeira sob controle.

Antes de contratar, veja o quanto será descontado do seu salário e como encaixar o novo valor reduzido na sua realidade. Além disso, tente não comprar a prazo e criar outras dívidas. A ideia é manter a saúde financeira, pois é o que vai fazer com que o empréstimo seja, de fato, uma ajuda.

Ao usar o crédito consignado do jeito certo, você tem a certeza que o valor vai auxiliá-lo em sua realidade. Então, não deixe de aproveitar essas dicas para ter resultados melhores.

Gostou dessas orientações? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro!